Deventter Se Manifesta Publicamente Sobre O Rótulo "Prog Metal"


A banda paulista Deventter tem sido destaque em toda mídia nos últimos meses depois de ser escolhida pelo baterista Mike Portnoy para fazer o show de abertura do Dream Theater em Belo Horizonte no último dia 09 de março. Não obstante, o disco de estréia do quinteto, The 7th Dimension (2007), foi super elogiado por diversos jornalistas no Brasil e exterior e também atingiu números bastante expressivos de vendas, mesmo nesses tempos de crise no comércio de CDs.
Com toda essa visibilidade, é natural que surjam algumas especulações a respeito da banda, como o fato do Deventter ser ou não uma banda de “prog metal”. Sempre questionada sobre o assunto, o grupo decidiu fazer um pronunciamento oficial a respeito do tema nas palavras do baterista Caio Teixeira:

“Tivemos muitas resenhas publicadas recentemente, tanto sobre o The 7th Dimension (2007) como sobre os nossos shows. E o interessante é que elas divergem bastante no que diz respeito ao estilo de música do Deventter. Já fomos classificados de diversas formas: Metal, Prog Metal, Rock ‘n’ Roll, Alternativo, Rock Progressivo, Neo Progressivo, “Rockinho mais de boa”, etc. Essa diversidade de rótulos não nos incomoda; é até interessante, pois nem nós mesmos sabemos definir nosso estilo. E é exatamente por isso que sempre “travamos” quando nos fazem a inevitável pergunta: “Que tipo de som vocês tocam?”.

O que não nos parece muito adequado é o rótulo Prog Metal, que, invariavelmente, remete a bandas como Queensrÿche, Fates Warning, Symphony X, Shadow Gallery, Superior, Pain Of Salvation e, é claro, Dream Theater. Nós não podemos negar que todas elas são bandas que ouvimos bastante e pelas quais temos grande apreço, mas que, em nossa opinião, não lembram o som que fazemos. Aliás, essa comparação do Deventter com o Prog Metal ficou ainda mais aguçada depois que tocamos com o Dream Theater (um show muito especial para todos nós).

De qualquer forma, a inserção do Deventter no segmento Prog Metal não nos incomoda mesmo. Apenas não concordamos. Só esperamos que o rótulo que nos for dado, seja ele qual for, não crie pré-conceitos naqueles que quiserem nos ouvir. Seja qual for o estilo, nossa proposta sempre foi e sempre será fazer música da forma mais livre possível”.

O Deventter se prepara agora para participar da edição 2008 do festival Roça ‘N’ Roll que acontece em Varginha (MG) no dia 14 de junho. Um dia antes eles tocam com o Circle II Circle em Campinas (SP) no Hammer Rock Bar.

Site
Myspace
Facebook
Twitter
Site Mobile
Orkut
Youtube
Compre os CDs

Leia outras notícias sobre o Deventter

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s