Richard Wright, Tecladista E Um Dos Fundadores Do Pink Floyd, Morre Aos 65 Anos


N.E. – É com grande pesar que o Progshine traz essa notícia à todos. Pra mim, é quase como se fosse uma pessoa próxima que se vai.

O tecladista e membro fundador do Pink Floyd, Richard Wright, morreu nesta segunda-feira aos 65 anos após uma curta batalha contra o câncer, conforme anunciou seu assessor.

Wright nasceu em 28 de julho de 1943, em Londres, e conheceu seus companheiros de banda, Roger Waters (baixo e voz) e Nick Mason (bateria), ainda na faculdade. Ele era o terceiro compositor do Pink Floyde contribuiu com músicas nos principais álbuns do grupo inglês como The Dark Side Of The Moon (1973) e Wish You Were Here (1975).

Em The Dark Side Of The Moon (1973), Wright participou do processo de composição de seis das nove músicas, entre elas “Time”, um dos maiores hits do álbum. The Dark Side Of The Moon (1973) que se tornou um dos discos mais vendido da história da música ficou 14 anos na parada dos 200 mais populares da “Bilboard”. Outro grande sucesso que teve participação de Wright foi a canção “Shine On You Crazy Diamond”, de Wish You Were Here (1975).

Wright lançou seu primeiro disco solo, Wet Dream (1978). No ano seguinte, ele foi demitido como membro oficial do Pink Floyd pelo baixista Roger Waters e em seguida contratado como músico de apoio.

Em 1984 lançou o esquecido disco Identity (1984) sob a alcunha de Zee Projekt. Somente em 1987, durante as gravações de A Momentary Lapse Of Reason (1987), Wright retornou ao Pink Floyd como membro, mas sem participar da composição do álbum. O tecladista voltaria a participar do processo criativo do Floyd no álbum The Division Bell (1994), compondo em parceria com David Gilmour as músicas “Cluster One”, “What Do You Want From Me”, “Marooned”, “Wearing The Inside Out” e “Keep Talking”.

Depois disso, Wright lançaria seu segundo disco solo, Broken China (1996), que conta com participação da cantora Sinead O’Connor, nas faixas “Reaching For The Rail” e “Breakthrough”.

No dia 2 de julho de 2005, Rick Wright (como era conhecido entre os amigos) participou do histórico show de reunião do Pink Floyd no festival Live 8, no Hyde Park, em Londres. “A família de Richard Wright, membro fundador do Pink Floyd, anuncia com grande tristeza que Richard morreu hoje, depois de uma rápida batalha contra o câncer”, disse seu porta-voz em um comunicado.

N.E.2 – Todos sabemos que o último ano foi agitado com especulações da volta do line up clássico da banda, mas por questões pessoais isso não foi possível. (Obrigado David Gilmour por ter tirado a chance de todos os fãs do Floyd de ver e ouvir a banda novamente, agora isso nunca mais será possível, muito obrigado mesmo).

Abaixo um vídeo feito por um fã e postado no Youtube com uma das canções mais conhecidas de Richard Wright “Summer Of ’68” do disco Atom Heart Mother (1970).

Pink Floyd – Site
Richard Wright – Wikipedia

Leia outras notícias sobre o Pink Floyd

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

15 comentários em “Richard Wright, Tecladista E Um Dos Fundadores Do Pink Floyd, Morre Aos 65 Anos”

  1. Lamentável é pouco. Coincidência ou não, a citada “Summer ’68” é minha música favorita do Pink Floyd. O que era improvável (a reunião da banda), virou definitivamente impossível. Abraços

    Curtir

  2. O tempo é implacável com todos nós. Para a posteridade ficam as lembraças daquilo que fomos enquanto estivemos por aqui. RW foi um grande músico e simplesmente um dos sócios fundadores daquela está entre as cinco mais importantes bandas de rock de todos os tempos.
    Abraços.

    Curtir

  3. …. eh triste mesmo.. .mas Floyd nao iria voltar com a formaçao original, não somente por causa de Gilmour… com certeza depois de tudo q Roger fez, Rick não estaria mto disposto a tocar com ele =)
    E pode ser que os membros ja soubesem da doença a mais tempo e não se reuniram por conta dela.
    Enfim, eh isso.

    Curtir

  4. Acho que não devemos reclamar, e sim lamentar pela morte de um Ícone, que renovou e inseriu todo um perfil único de apresentar os dons nos teclados do Pink Floyd juntamente com o engenheiro de Som Alan Parsons!!! O Pink Floyd se separou, mas o espírito Floydiano continua em todos os integrantes da banda!! Então podemos ficar tranquilos, pois qualquer show que for realizado por algum dos integrantes, sentiremos o Prazer de ver todas as peripércias e shows pirotécnicos realizados em suas apresentações!!! Viva o Rock Progressivo!!!!

    Curtir

  5. No dia em que eu soube, fiquei arrasado. Menos de um mês de ter perdido minha querida mãe, meu músico predileto do conjunto que mais gosto, também se vai. Foi um músico subestimado, dono de um estilo bem pessoal. A meu ver, representava o lado viajante e jazístico do Pink Floyd. Especialista em fazer canções que defino como baladas progressivas. Suas primeiras composições eram igualmente recheados de psicodelismo. “Summer 68” é minha segunda preferida do Pink Floyd. A primeira é “See Saw”, de autoria do tecladista- a música da minha vida. Gostei das fotos. Algumas eu não conhecia. Agora, é torcer para que ele tenha deixado algum material inédito e que seja lançado no mercado. É a vida: ficamos sem o discreto, o taciturno, o sensível Richard Wright!

    Curtir

  6. Ninguem no mundo com conciência do que é musica de fato é capaz de dizer qualquer coisa contra a maior e melhor banda da historia da musica. O PInk Floyd para quem sabe de fato o que é musica é sem sombra de duvida o maior capitulo deste tema.
    Lamento a morte de Wright, mas sei que deve estar fazendo sua notas no piano soar nos ouvidos de muitos espiritos bons, e apreciadores de seu talento.

    Curtir

  7. Caros admiradores deste que sem dúvida foi o popprogressiverock de maior presença no palco mundial, creio que a simples existencia da banda destacou o traballho criativo de cada um de seus menbros que juntos ou solo demonstraram que são extremamente criativos,intuitivos e de um performance inconfundivel em suas apresentações , particularmente sempre admirei o trabalho desenvolvido por Richard seu jeito discreto e sua inconfundivél maneira de ser ! Presumo que sua partida para o sono eterno deixa um lacuna irreparavél de minha parte agradeço por ter contribuido para minhas fantasias e sonhos que preservo desde minha adolescencia e se for possivél até minha velhice ! Descanse em páz amigo Richard Wright !

    Curtir

  8. Não gostei do seu comentario ironico sobre David Gilmor.
    David Gilmor revolucionou o Pink Floyd após a saída de Waters.
    Mas a questão aqui é outra, Richard Wright vai fazer muita falta no mundo da música.
    Agradeço aos integrantes do Pink Floyd por participarem da minha vida a 15 anos.
    Tenho certeza de que escutarei o Pink Floyd até o fim da minha vida.
    Muito obrigado Pink Floyd e muito obrigado Richard Wright.

    Curtir

  9. Everton, entendo o seu ponto de vista, mas o meu lado fã fala sempre mais alto, e o David Gilmou tirou sim, uma chance única pra muitas pessoas e por capricho, ele nunca disse o pq não queria tocar mais com os antigos companheiros de banda, parece-me que o rancor, antes creditado ao Roger Waters, foi parar no coração dele.

    Mas não discutamos, Pink Floyd sempre será lembrado, e muito mais Rick Wright 🙂

    Curtir

  10. deixem de lado as picuinhas em torno dos membros, pink floyd foi o que foi e é, devido a uma conspiração e junção ímpar de mentes brilhantes e sonoramente talentosas, cada qual tem sua importancia na construção desta lenda do rock, se não fosse por cada um deles(e não devemos jamais esquecer do GENIO Syd) o floyd não teria conquistado tudo o que conquistou. deixo aqui uma questão: QUEM GARANTE QUE UMA VOLTA SERIA TÃO MÁGICA QUANTO IMAGINAMOS, MUITAS DELAS FORAM CATASTRÓFICAS, VISAVI BLACK SABBATH E OZZY JÁ SEM A MESMA VOZ. Eu prefiro pensar que acabou quando tinha de acabar, penso ainda que foi depois do tempo, tendo em vista o que foi the final cut. REFLITAM CRIANÇAS!
    Obrigado e descansem em paz RICHARD WRIGHT E SYD BARRET, e desculpem por fugir ao tema.

    Curtir

Deixe um comentário