Karmakanic Lança Seu 3º Disco: Who’s The Boss In The Factory


Por Lizandra Pronin

O Karmakanic, infelizmente, não é muito conhecido por aqui. Ainda que a Hellion Records tenha lançado seus dois primeiros álbuns em terras brasileiras, o público não necessariamente tomou conhecimento do grupo. Uma pena, já que se trata de uma grande banda.

Who’s The Boss In The Factory (2008) é o 3º álbum dos suecos. A sonoridade progressiva se sobressai na música do Karmakanic: é possível encontrar no trabalho referências a Pink Floyd, Dream Theater, Yes e até Genesis. Há uma mistura saudável e harmônica de elementos do jazz, criando uma fusão interessante entre o erudito e o popular.

Bom, nem tão popular, no sentido de agradar às massas já que Who’s The Boss In The Factory (2008) é um disco ousado. A banda não receia em dar às composições o valor de arte que julga que elas mereçam, desprezando o aspecto comercial do lançamento. O resultado? As canções são longas, sinfônicas e épicas: a faixa que abre o álbum, por exemplo, ultrapassa os 19 minutos.

O grande mérito da banda, mais do que a qualidade técnica dos músicos, é saber inserir em meio a passagens quebradas, mudanças de andamento e solos virtuosos, o sentimento que faz da música mais do que só entretenimento. O Karmakanic fala à emoção.

A faixa mais intensa é sem dúvida a bonita “Eternally”, partes I e II, quando Jonas Reingold faz uma homenagem aos pais, falecidos num acidente de carro em 2007. “Eternally Part II” é a canção mais arrastada do álbum e talvez não agrade a todos os fãs. As demais 4 faixas merecem destaque e uma audição cuidadosa.

O Karmakanic surgiu em 2002 quando o baixista Jonas Reingold, do The Flower Kings, decidiu criar um projeto paralelo. A banda hoje conta com Göran Edman (voz), Lale Larson (teclado), Krister Jonsson (guitarra) e Zoltan Csörsz (bateria), além de Reingold.

Faixas do álbum:
1. Send A Message From The Heart – 19’28
2. Let In Hollywood – 4’53
3. Who’s The Boss In The Factory? – 13’04
4. Two Blocks From The Edge – 9’51
5. Eternally Part I – 1’51
6. Eternally Part II – 6’21

Site
Karmakanic Myspace
Fonte

Leia outras notícias sobre o Karmakanic

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Uma consideração sobre “Karmakanic Lança Seu 3º Disco: Who’s The Boss In The Factory”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s