"Laranja Mecânica" Inspira Novo Álbum Do Sepultura


Por Carlos Augusto Gomes

Depois de visitar o universo da Divina Comédia, clássico da literatura medieval escrita pelo italiano Dante Alighieri, no álbum Dante XXI (2006), o Sepultura decidiu se inspirar em outro livro em seu mais recente disco, A-Lex (2009). O escolhido foi Laranja Mecânica, do britânico Anthony Burgess – a mesma obra que deu origem ao filme homônimo de Stanley Kubrick, de 1971. O CD sai no Brasil essa semana.

É o primeiro trabalho da banda sem a presença do baterista Iggor Cavalera. Ele deixou o grupo logo após o lançamento de Dante XXI (2006) e foi substituído por Jean Dolabella, ex-Udora e ex-Diesel. “Tocar no Sepultura é como realizar um sonho de criança”, conta Jean. Apesar de estar na banda há quase três anos, este é o primeiro álbum com sua participação. Todos os quatro integrantes participaram do processo de composição.

“Começamos a gravar em fevereiro do ano passado. O processo todo levou uns três meses”, explica o baterista. Segundo ele, como a atual formação da banda já estava em turnê há quase dois anos, a gravação foi bastante tranquila. “Como um grupo de amigos que entra em estúdio para fazer som”, compara. Antes disso, apenas uma lição de casa: ler o livro Laranja Mecânica, e também ver o filme de Stanley Kubrick.

E por que justamente Laranja Mecânica? “O livro está em pauta desde a época do Dante XXI (2006). Quando tivemos a ideia de fazer um disco baseado numa obra literária, houve uma briga entre ele e A Divina Comédia”, relembra o baixista Paulo Xisto. “Todos nós já conhecíamos e gostávamos bastante do filme. Depois do Dante XXI (2006), decidimos ler o livro e vimos que ali havia material para um bom disco”, completa.

O álbum tem até uma recriação da Nona Sinfonia de Beethoven, intitulada “Ludwig Van”. É que Beethoven é o compositor favorito do personagem principal do livro, Alex (por causa dele, o disco se chama A-Lex), e também está na trilha sonora do filme de Stanley Kubrick. “Foi a faixa mais difícil do disco”, conta Jean Dolabella. “Nós ‘picotamos’ a música e ensaiamos bastante entre a gente, antes de gravar com a orquestra”, explica.

A banda testou as novas músicas ao vivo pela primeira vez em Salvador, num show realizado no último dia 11 na Concha Acústica. No final do mês, o grupo parte para uma turnê de 25 shows pela Europa. Depois, o plano é tocar na América do Norte, Ásia e Oceania. Por enquanto, não há nada marcado no Brasil. “Gostaríamos muito de fazer mais shows no nosso país, mas é tudo muito confuso. Lá fora, marcamos shows com meses de antecedência. No Brasil ninguém faz isso”, lamenta Paulo Xisto.

N.E. – Já que é o segundo disco conceitual do Sepultura e eles vem se saindo muito bem, com discos que tem uma leve referência ao mundo progressivo, porque música boa deve ser noticiada e porque eu gosto da banda a notícia está saindo aqui no Progshine.

Site
Fonte

Leia outras notícias sobre o Sepultura

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

2 comentários em “"Laranja Mecânica" Inspira Novo Álbum Do Sepultura”

  1. Faaaaaaaaaala, parceiraço!
    É claro que o disco já está na rede há uns dois ou três meses e se trata de um álbum de altíssimo nível, talvez seja o melhor deles desde a entrada de Derrick Greene (pelo menos pra mim); acho que os mais radicais vão torcer o nariz, o que é ótimo (rsrsrsrs), mas o disco comprova que o Sepultura está longe de ser aquele tipo de banda que para em um lugar confortável e deixa de arriscar novos rumos para o seu trabalho.
    É isso aí, discão, muito bom mesmo. Vida longa ao Sepultura!
    Valeu!
    ML

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s