Dica Progshine: Phideaux (EUA)


Phideaux Xavier é um multi-instrumentista, além de cantor e compositor, ele e o baterista Rich Hutchins são o duo responsável pela banda Phideaux (lê-se ‘Fidou’), além dos dois uma série de músicos convidados toca o projeto em frente.

O grupo tem influências de gente como Jethro Tull, David Bowie, Pink Floyd, Van Der Graaf Generator e Genesis.

O que acabou me chamando atenção no grupo foi o álbum Chupacabras (2005), obviamente o nome chamaria atenção dos brasileiros dada a massiva atenção da mídia ao caso na época (1995/1996).

A banda é de Los Angeles (EUA), país que não tem muita tradição nesse estilo e já possui 7 álbuns lançados, são eles: Fiendish (2003), Ghost Story (2004), Chupacabras (2005), 313 (2005), The Great Leap (2006), Doomsday Afternoon (2007) e o mais recente Number Seven (2009).

Ouvindo o som da banda (é possível ouvir 3 músicas de cada um dos discos no SITE OFICIAL) fiquei completamente extasiado, sinfônico, bonito, calmo, com melodias pop mas com muita originalidade e coração.

Em Agosto a banda estará presente na 3ª Edição do 3RP, o Three Rivers Progressive Rock Festival que ocorrerá em Pittsburgh (EUA) e também trará grandes bandas como IQ, Crack In The Sky, Glass Hammer It Bites e outras.

A banda também acaba de enviar uma música para o novo projeto dos selos Colossus/Musea Records, trata-se de um CD triplo com uma música de cada banda, todas baseadas no Inferno De Dante. Essa música pode ser ouvida no MYSPACE da banda e também estará no próximo álbum do grupo 7 ½ (2009) que está programado para ser lançado no fim do ano.

Para os interessados, os álbuns da banda podem ser comprados através dos sites CDBaby e Amazon, eu mesmo vou comprar pelo menos 1 deles.

Dica mais que interessante!

Site
Myspace
Compre – CDBaby ou Amazon

Leia outras notícias sobre o Phideaux

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

3 comentários em “Dica Progshine: Phideaux (EUA)”

  1. Assino o feeds do progshine e sempre vejo boas notícias. Mas esse post eu tive que passar pra deixar um recado em homenagem a essa grupo musical que está entre meus preferidos e sem dúvida alguma é um dos melhores da nova safra da música progressiva. Meu álbum preferido é o Doonsday Afternoon, apesar do Chupacabras ser muito bom também. Recomendo muito o Phideaux.

    E parabéns Diego pelo ótimo site.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s