Imagery: Guitarrista Fala Sobre O Resgate Da Essência Do Rock Progressivo


Quando bandas de heavy metal passaram a incorporar elementos do rock progressivo em suas músicas, uma grande confusão se criou. Parte do público e também da crítica passou a classificar como “progressiva” qualquer banda que fizesse um som técnico e de muitas notas.
De certa forma, essa confusão descaracterizou os gêneros “rock progressivo” e “metal progressivo” que sempre significaram muito mais do que apenas técnica e excesso de notas.

Sem margens para erros, a proposta musical da banda londrinense Imagery é justamente resgatar a essência do rock progressivo feito nos anos 70.
“Esse resgate é apenas por uma questão de preferência musical, não queremos provar nada a ninguém”, esclarece o guitarrista e vocalista Joceir Bertoni. “Somos fãs de bandas de metal como Megadeth e Pantera, gostamos da atitude do heavy metal. Também somos fãs de Emerson, Lake & Palmer e Gentle Giant. Mas no rock progressivo o que mais nos fascina não é a habilidade técnica dos músicos, mas sim os métodos de composição, a forma como as músicas se desenvolvem, sua sutileza e poesia.”

Rock progressivo também não é apenas sinônimo de músicas longas e de várias mudanças de compassos, características consideradas pouco comerciais.
Algumas pessoas se esquecem, mas ao contrário de hoje, o rock progressivo foi um gênero muito popular nos anos 70. Bandas como Emerson, Lake & Palmer, Yes e Genesis tocavam para estádios lotados!
“O rock contemporâneo supervalorizou a imagem”, acrescenta Joceir. “Somos inspirados por esses grandes mestres do passado que faziam rock com conteúdo. Espero que possamos inspirar as pessoas a ouvir música feita com alma e coração novamente, assim como nos anos 70. Há de chegar o dia em que as pessoas se cansarão da ‘música de guarda roupa'”.

O Imagery continua trabalhando na pré-produção de seu álbum de estréia. A previsão é que o disco seja lançado no segundo semestre.

A música ‘Last’ está disponível para audição no MYSPACE do grupo ou para download gratuito, incluindo trabalho de arte, através DESSE LINK.

Myspace
Facebook
Twitter
Youtube
Orkut
Palco MP3

Leia outras notícias sobre o Imagery

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s