Deventter: Tudo Sobre O 3º Disco Da Banda, Empty Set


Deventter em estúdio com os produtores Brendan Duffey e Adriano Daga

O Deventter continua em estúdio gravando o seu terceiro disco. O grupo está desde Outubro passado no Norcal Studios em São Paulo finalizando as gravações do que será o terceiro trabalho da banda, Empty Set (2012).

O tecladista Hugo Bertolaccini explica: “Começamos praticamente em 2010 as composições, mas as idéias não estavam muito concretas e só tivemos um norte de onde queríamos chegar e soar após a saída do (guitarrista) André Marengo. Algumas semanas depois fechamos a produção com o a Adriano Daga e o Brendan Duffey, que são sem dúvidas os melhores produtores de rock/metal do país e então partimos para a pré-produção, com horas de material gravado.”

Ainda segundo Hugo: “Iniciamos as gravações em Outubro, começamos pela bateria e seguimos com a guitarra, teclados, vocais e por último o baixo!” Os leitores mais experientes com esquemas de gravação podem se perguntar “Porque o baixo por último?” Hugo responde: “Digamos que o baixo não ficará restrito apenas a categoria de “cozinha” (marcação do tempo) neste disco!”

O grupo tem 14 faixas prontas e estão faltando apenas os toques finais como overdubs de solos e vocais, então seguem-se a mixagem e masterização para que tudo fique pronto. O grupo comemorou, nesse meio tempo, 10 anos de banda, o vídeo abaixo foi produzido para comemorar o feito:

O Deventter já passou por muita estrada nesses últimos 10 anos, tendo feito vários shows importantes como abrir para o Circle II Circle e Dream Theater, ter seus discos distribuídos pela Musea, aparecer na revista Holandesa IO Pages, teve seu segundo disco Lead… On (2009) eleito melhor do ano, etc

Felipe Schäffer gravando os vocais de Empty Set

Quando perguntado sobre como Empty Set (2012) irá soar Hugo comenta: “No The 7th Dimension (2007) foi o momento que colocamos todas as influências para fora, era o primeiro disco, então foi natural isso acontecer (soar com influências diversas). No Lead… On (2009) nós já estávamos com toda aquela vibe de shows, havíamos tocado em muitas apresentações legais e queríamos fazer a galera bangear muito com o nosso som, esse era o espírito da sonoridade do disco. Neste novo disco, as músicas estão mais melancólicas e obscuras… o motivo, não sei ao certo, mas reflete um pouco a nossa “reclusão” e reestruturação da banda… também reflete muito o que temos gostado de ouvir ultimamente.”

E também é enfático sobre o estilo atual da música do Deventter: “É um disco de metal? Não! É um disco de Prog? Também não! É um disco de Rock! E isso é o que queremos que seja!”

A banda segue com a formação Felipe Schäffer (voz), Caio Teixeira (bateria), Danilo Pilla (guitarras), Leonardo Milani (baixo) e Hugo Bertolaccini (teclados) e apesar de ainda não ter uma data, promete que Empty Set (2012) será lançado no mais tardar em Julho!

Site
Facebook
Twitter

Leia outras notícias sobre o Deventter

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

4 comentários em “Deventter: Tudo Sobre O 3º Disco Da Banda, Empty Set”

  1. Ouvi uns sons no MySpace do cara e a banda é muito boa. Trampo bem interessante. E sem dúvida os caras tem razão, o Norcal Studios e a equipe deles tem se tornado referência no metal Brasileiro.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s