Notícia: Violeta De Outono Lança Edição Comemorativa De 30 anos De Seu EP De Estréia


Foto: Bob Wolfenson
Foto: Bob Wolfenson

Em 1986, uma loja de discos de São Paulo, a WOP BOP Discos, famosa entre os colecionadores de todo o Brasil, ao lado da também pioneira Baratos Afins, resolveu expandir seus caminhos abrindo um selo musical. Rene Ferri, especialista e pesquisador do rock brasileiro e internacional, e seu sócio, Antonio Albuquerque, fundaram o selo WOP BOP, e para inaugurá-lo escolheram uma banda emergente no cenário brasileiro, que vinha de encontro às preferências de ambos: um trio que soava como as raridades dos anos 1960/70 garimpadas por eles, porém inserido no contexto da época.

O Violeta de Outono até então havia construído uma reputação por meio de uma fita demo bastante executada nas rádios 89 FM de São Paulo e Rádio Fluminense de Niterói. O trio formado por Fabio Golfetti (guitarra & vocal), Angelo Pastorello (baixo) e Claudio Souza (bateria) entrou em estúdio para registrar 3 faixas representativas do seu repertório para compor um EP que seria distribuído gratuitamente para os clientes da WOP BOP. Porém, com a maciça divulgação na rádio, o EP chegou à loja já esgotado, e como resultado houve diversas prensagens até a marca dos 10.000 discos, uma proeza para uma das primeiras bandas e selos independentes do Brasil. Esse marco rendeu ao trio um contrato quase simultâneo com a gravadora RCA, que lançou um LP no ano seguinte, promovendo o Violeta de Outono em nível nacional.

Este CD que sai agora comemora o aniversário de 30 anos do lançamento do EP, em uma edição de luxo remasterizada que inclui como bônus as famosas fitas demo – um verdadeiro exemplo de produção independente, que inspirou diversos grupos surgidos nos anos posteriores a gravar e se auto-produzir.

violeta-de-outono-1986Faixas presentes na nova versão:
EP original:

1. Outono (3:18)
2. Trópico (4:16)
3. Reflexos Da Noite (6:51)
Bonus Tracks (Demotapes 1985):
4. Outono (3:30)
5. Transe (2:45)
6. Dia Eterno (3:40)
7. Fim Do Começo (Declínio De Maio) (5:09)
8. Lua Azul (4:29)
9. Luz (3:58)
10. Violeta ‘67 (Reflexos Da Noite) (6:29)
11. Tomorrow Never Knows (3:28)

O EP de estreia do Violeta de Outono traz uma som psicodélico envolto em sombras, que conseguiu a proeza de atrair fãs do rock progressivo, post-punk e dark/gótico. Incluindo as canções “Outono”, “Trópico” e “Reflexos da Noite”, tornou-se um clássico do rock psicodélico brasileiro, ganhando uma reputação cult.

Essa nova versão expandida do EP de estréia da banda Paulista já está disponível em CD e Digital. Abaixo é possível ouvir o disco na íntegra:

A formação da banda em 1985/1986, e que gravou tanto a demo quanto o EP era Fabio Golfetti (voz e guitarra), Angelo Pastorello (baixo) e Claudio Souza (bateria).

O disco já pode ser comprado em CD AQUI e digitalmente AQUI.

O grupo no momento está divulgando seu trabalho mais recente ‘Spaces’ lançado no segundo semetre de 2016. Em breve resenha do disco aqui no Progshine.

Viole De Outono links:
Site
Facebook
Amazon

Leia outras notícias sobre o Violeta De Outono

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Um comentário em “Notícia: Violeta De Outono Lança Edição Comemorativa De 30 anos De Seu EP De Estréia”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s