Notícia: Mike Oldfield Volta A Ommadawn Com Disco Novo


mike-oldfield-2017Mais de 40 anos depois do clássico ‘Ommadawn’, lançado em 1975, Mike Oldfield está prestes a lançar um novo capítulo para essa história. No dia 20 de Janeiro será lançado pela Virgin EMI o disco ‘Return To Ommadawn’.

“Quando eu comecei a pensar sobre essa idéia para um novo disco eu fui até os sites de mídia social para perguntar aos fãs o que eles achavam. E muitos deles disseram que gostariam de me ver voltar ao estilo acústico dos meus 3 primeiros discos, and desses 3 discos ‘Ommadawn’ parece ser o favorito.”

Não foi somente isso que fez com que Oldfield decidisse se dedicar ao Prog do começo de sua carreira (e não a terrível direção que ele deu ao seu último disco ‘Man On The Rocks’). Segundo o próprio sua decisão foi reforçada por outro artista solo lendário do Prog, Jean-Michel Jarre.

“Eu vi que Jean-Michel estava organizando um chat ao vivo no Facebook com os seus fãs, e eu entrei no bate papo para saber o que os fãs estavam dizendo. Um fã o perguntou sele ele alguma vez pensou em colaborar comigo, e a resposta dele foi interessante. Porque ele disse que amava a minha música, mas que eu era acústico demais para o estilo dele. Isso me fez pensar. Se alguém como ele pensa que eu sou um músico acústico, isso mostra o quão importante a fase acústica da minha carreira é. Depois de ver todo esse feedback, eu me senti empolgado para mais uma vez gravar um disco nesse estilo.”

Mike começou a trabalhar no disco em Dezembro de 2015 e foi concluído quase um ano depois em Novembro de 2016. Assim como em seus trabalhos solos mais famosos Oldfield toca todos os instrumentos do disco. Há somente uma ‘participação’ em ‘Return To Ommadawn’, os fãs talvez notem um coral de crianças que aparece no fim da segunda parte do disco, este é o coral do Penrhos Kids, Mike explica:

“Eu me perguntei se os fãs não ficariam desapontados que o novo disco não iria seguir exatamente de onde o primeiro disco parou, que é “On Horseback”, a música final de ‘Ommadawn’. Então eu decidi pegar a uma parte daquele disco onde o coral de crianças cantava, e usei no novo disco. Esta é uma maneira de linkar esses dois discos, mesmo 40 anos depois. Esse coral não é uma nova gravação.”

Oldfield também admite que ele preparou o disco como nos velhos tempos, com o Vinil em mente. O disco traz apenas duas longas faixas como em seus discos clássicos. Cada faixa tem mais de 20 minutos.

“Eu penso nas duas faixas como sendo Lado Um e Lado 2 de um LP. Isso foi feito dessa maneira deliberadamente porque eu amo o vinil e a maneira com que ele faz as pessoas ficarem mais próximas da música. Eu acredito que se você ouve a música em formato digital, ela não tem impacto nenhum! É claro que o novo disco estará disponível em todos os formatos. Mas para mim o vinil é o único que importa. A capa é cheia de detalhes e será lançado em Gatefold. Essa edição terá várias fotos que eu tirei de todos os intrumentos que eu usei nas gravações. O meu objetivo é dar às pessoas horas e horas de prazer enquanto eles ouvem a minha música.”

No entanto, se os fãs esperam ouvir o novo disco ao vivo, eles ficarão desapontados em ouvir que Mike não pretende tocar ‘Return To Ommadawn’ em shows.

“Seria difícil demais para organizar tudo. Eu teria que achar músicos que possam tocar todas as diferentes partes da maneira que eu acho que elas devem ser tocadas, e isso seria quase impossível. Sim, eu sei que existem muitas pessoas talentosas que poderiam duplicar o que eu fiz, mas dessa maneira a conexão emocional que a música pede, não seria alcançada. A única maneira de fazer esses disco funcionar ao vivo é ter 15 clones de mim mesmo no palco!”

‘Return To Ommadawn’ estará disponível em LP, CD, CD+DVD e Digital e já está disponível para encomenda AQUI ou através da Amazon AQUI.

return-to-ommadawn-2017O tracklist é:
1. Return To Ommadawn, Part I (21:10)
2. Return To Ommadawn, Part II (20:56)

Abaixo é possível ouvir um pequeno teaser do novo disco:

Mike Oldfield links:
Site
Facebook
Amazon

Leia outras notícias sobre Mike Oldfield

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

