Notícia: Morre Baterista Do Can, Jaki Liebezeit


ROBERT COYNE with JAKI LIEBEZEIT THE OBSCURE DEPARTMENT

Jaki Liebezeit, baterista e membro fundador da banda Alemã Can, morreu em consequência de uma pneumonia no último dia 22. O baterista tinha 78 anos.

O Can foi formado na Alemanha em 1968 e é tido como uma das bandas mais influentes no cenário musical experimental e é um dos expoentes do gênero conhecido como Krautrock.

A confirmação da morte do baterista foi feita através da página oficial da banda no Facebook, como visto abaixo:

Tradução: “É com grande tristeza que nós temos que anunciar que Jaki faleceu esta manhã de uma repentina pneumonia. Ele se foi em paz, cercado de seus entes queridos. Nós vamos sentir muita falta dele”

O Can teve diversas formações enquanto esteve ativo de 1968 à 1979, mas Jaki foi sempre uma constante, tendo participado do grupo todo o tempo. É dele o crédito de ter nomeado a banda, que é uma abreviação de três palavras: Comunismo, Anarquismo e Niilismo.

Com o CAN em 1971
Com o CAN em 1971

Nascido em 1939 na cidade de Dresden, Liebezeit era um baterista de Jazz antes de tocar no Can, fator que contribuiu muito para o som que a banda criaria no futuro.
Durante os anos 60 ele tocou com o trompetista Norte Americano Chet Baker, com o pianista Espanhol Tete Montoliu e com o Manfred Schoof Quintet.

jakiliebezeit-1Quando o Can entrou em hiato, depois da saída do baixista Holger Czukay em 1977, Liebezeit trabalhou com Brian Eno, Depeche Mode e Jah Wobble. Durante os anos 80 o baterista tocou no grupo Phantom Band, que lançou 3 discos.

Durante os anos 90 Jaki se envoleu com a música eletrônica tendo participado do grupo Club Off Chaos.

Em entrevista para a Red Bull Music Academy’s Fireside Chat Series ele explicou:

“Nos anos 90, de repente, a revolução eletrônica começou, e isso me deixou muito empolgado. Eu pensei comigo mesmo ‘esta é a primeira vez que você ouve música que não vem dos Estados Unidos’. A música eletrônica era baseada na Europa. Acredito eu.
Não era mais o típico estilo de música Norte Americana. Eu fiquei muito mais interessado numa maneira diferente de tocar bateria e eu comecei a desistir dos estilos mais tradicionais como o Jazz e o Rock. Eu mudei o meu estilo completamente com uma técnica diferente.”

jaki-liebezeit-by-peter-langerLiebezeit também tocou com o Can em diversas outras ocasiões quando a banda se reuniu novamente no final dos anos 80 e essas performances esporádicas duraram até 1999. Seus planos recentes incluiam tocar novamente com os membros do Can, Irmin Schmidt e Malcolm Mooney, em um show chamado Can Project em Londres, no Barbican Hall em Abril deste ano.

Can links:
Site
Facebook
Amazon

Leia outras notícias sobre o Can no Progshine

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Um comentário em “Notícia: Morre Baterista Do Can, Jaki Liebezeit”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s