Notícia: Morre Aos 67 Anos, John Wetton


john-wetton-anos-70

O lendário baixista e vocalista John Wetton faleceu na manhã do último dia 31, depois de uma longa batalha contra um câncer de cólon.

John se tornou famoso quanto foi membro da banda Inglesa King Crimson no começo dos anos 70, tendo gravado com a banda os discos ‘Larks’ Tongues In Aspic’ (1973), ‘Starless And Bible Black’ (1974) e
‘Red’ (1974). Depois do King Crimson John montou o supergrupo UK e com ele gravou dois discos ‘UK’ (1978) e ‘Danger Money’ (1979).

Durante os anos 80 John Wetton encontrou sucesso comercial com outro supergrupo, o Asia. Tendo gravado 3 discos com o grupo antes de deixar a banda. Ele voltaria ao grupo em 2006 e ainda gravaria outros 4 discos, ele ainda era membro da banda no momento do seu falecimento.

john-wetton-2John também teve uma prolífica carreira solo, tendo gravado 6 discos de estúdio e uma série de discos ao vivo. O músico também tocou com diversos outros artistas tendo gravado em mais de 30 discos.

Wetton estava planejando fazer uma turnê com o Asia nos EUA e ele tinha planos em continuar o relançamento de sua discografia através do seu próprio selo o Primary Purpose.

john-wetton-4John Wetton estava era alcólico assumido mas vivia há 11 anos sóbrio e era voluntário em grupos de Alcólicos Anônimos onde ajudava outras pessoas com o mesmo problema. Ele deixa sua mulher Lisa e um filho de 18 anos, Dylan.

A última música que John gravou foi a faixa de encerramento do último disco do Asia, ‘Gravitas’, chamada “Till We Meet Again” que profetizava em sua letra: “Think the best of me, till we meet again.” – Pense o melhor de mim, até nos vermos novamente.

O tecladista e companheiro de Asia, Geoff Downes, deu a seguinte declaração:

“É com grande tristeza e com o coração pesado que eu reporto a perda do meu amigo querido, irmão, companheiro de banda e parceiro musical de longa data, John Wetton… Ele será lembrado como um dos melhores músicos do planeta e eu fui apenas um de outros muitos que foi influenciado por sua música. Foi um privilégio enorme ter tido a oportunidade de trabalhar com esse gênio em tantos projetos diferentes ao longo dos anos. Seu estilo tocando baixo foi revolucionário. Sua voz era como a de um Deus. Suas composições – de outro mundo. Seu senso de melodia e harmonia – irreais. Ele era, literalmente, ‘especial’.”

Outro companheiro de Asia, o baterista Carl Palmer, também se pronunciou sobre a morte de John:

“Com o falecimento do meu amigo e parceiro musical, John Wetton, o mundo perde outro gigante da música. John era uma pessoa gentil que criou algumas das melodias e letras mais duradouras da música popular moderna. Como músico, ele era tanto desafiador quando inovativo, e tinha uma voz que levou o Asia ao topo das paradas de sucesso ao redor do mundo. Sua habilidade de triunfar sobre o problema com o álcool fez dele uma inspiração para muitos outros que também lutaram contra o mesmo problema. Para aqueles que o conheciam e que trabalharam com ele, sua valente luta contra o câncer foi uma inspiração ainda maior. Eu sentirei falta deo seu talento, seu senso de humor e seu sorriso contagiante. Que você vá em paz, meu velho amigo!”

john-wetton-photo-by-mike-innsEm Janeiro John havia enviado uma nota para a imprensa dizendo que ele teria que abandonar a turnê que o Asia faria por conta da doença. Billy Sherwood será seu sucessor nessa turnê, porém não há informações de que o Asia continuará sem John.

John Wetton links:
Site
Twitter
Amazon

Leia outras notícias sobre John Wetton no Progshine

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s