Resenha: The Neal Morse Band – Alive Again


the-neal-morse-band-alive-again

Por Diego Camargo

Artist: The Neal Morse Band
Disco: Alive Again
Data de lançamento: 5 de Agosto de 2016
Selo: Radiant / Metal Blade
Tempo total: 273:58 (2CD + DVD)
Disponível em: CD+DVD & Blu-Ray

Resenha:

O Neal Morse é uma figura que não precisa de apresentasoções no mundo Progressivo das últimas duas décadas, então não há muito que eu possa dizer sobre ele que não tenha sido dito antes. Ele iniciou sua carreira na banda Spock’s Beard, faz parte do Transatlantic e tem uma carreira de solo que já se estenda por 15 anos.

Também não é surpresa que este álbum, ‘Alive Again’, tenha sido no meio do ano passado. Desde o início de sua carreira solo, e ainda mais proeminentemente nos últimos 5 anos, após cada álbum de estúdio que Neal lança ele faz uma turnê do disco e lança um disco ao vivo dessa turnê. Gravado no dia 6 de Março de 2015 na Holanda, ‘Alive Again’ nos mostra Neal Morse e banda na turnê do até então, disco mais recente (a banda já lançou outro disco de estúdio que em breve será resenhado aqui também) ‘The Grand Experiment’. A formação é a mesma do disco de estúdio: Neal Morse (voz, teclado, guitarra), Mike Portnoy (bateria, vocais), Randy George (baixo, vocais), Eric Gillette (guitarra, vocais) e Bill Hubauer (teclado, guitarra, vocais).

Antes de mais nada, gostaria de salientar o quão bom é ‘pacote’ deste box. Não tenho certeza se isso é algo novo ou não, mas eu tenho um monte de boxes com três discos (nesse caso 2CD + DVD) e é a primeira vez que vejo este noto tipo de jewel case e eu adorei o modelo, os dois CDs vem acondicionados normalmente, como um jewel case duplo teria, mas o DVD vem acondicionado na parte traseira, quase como se fosse um CD normal, só vendo pra entender (um exemplo AQUI). O modelo Digipack é frágil e pode ser danificado facilmente, essa nova opção de jewel case é bem melhor e muito bem vinda!

Enfim, quando se trata da música, Neal Morse está ao mesmo tempo seguindo novos caminhos e se mantendo firme em seu próprio terreno. Isso significa que você vai encontrar o som clássico do músico neste álbum ao vivo, nada realmente mudou sonicamente, mas o repertório é muito diferente das últimas turnês. Em ‘Alive Again’ você ‘The Grand Experiment’ quase na íntegra (com exceção da música “Agenda”), incluindo o mamute sonoro que é “Alive Again”, a faixa, e seus 34 minutos de duração. Temos também outras faixas de sua carreira solo que há tempos não apareciam em seus shows como “Leviathan” de ‘Lifeline’ (2008) e “In The Fire” do disco ‘?’ (2005). Mas ao mesmo tempo temos também uma antiga música do Spock’s Beard: “Harm’s Way” do álbum ‘The Kindness Of Strangers’ (1998) e muitas faixas da carreira cristã do senhor Morse.

E isso, meus amigos, é o grande diferença aqui. Neal Morse sempre percorreu uma linha bem tênue entre a música secular e a música cristã (vide “Lifeline”, por exemplo), mas ele geralmente deixava essas faixas cristã fora de suas turnês de Rock Progressivo. Parece-me que desde que ele começou com os eventos da Morsefest isso mudou muito. Agora ele está misturando o seu lado cristão com o seu lado Prog nos shows. Se isso te incomoda e se você não gosta do lado cristão de Neal pode ser difícil ouvir ‘Alive Again’ por completo.

O DVD é a minha parte favorita deste lançamento, além do show, que é foi competentemente filmado, temos também o Making Of, que é sempre minha parte favorita dos DVDs que Neal Morse lança em edições especiais dos seus discos. O fato de que ele mesmo e a própria banda filmaram tudo faz você realmente entrar na turnê da banda. Só pelo DVD ‘Alive Again’ já vale o seu dinheiro, honestamente!

Em suma, se você é fã de Neal Morse você tem tudo pra querer comprar esse box. Agora, se você não é fã do lado cristão de Neal talvez seja melhor comprar apenas a versão em Blu-Ray, contendo apenas o vídeo. Enfim, eu acredito que ‘Alive Again’ retrata bem onde Neal Morse estava em 2015 como músico e é importante pra entender como ele foi parar em ‘The Similitude Of A Dream’, mas isso já é papo pra outro dia…

—————————————-

FICHA TÉCNICA:
Artista: The Neal Morse Band
Ano: 2016
Álbum: Alive Again
Gênero: Rock Progressivo / Música Cristã
País:EUA
Integrantes: Neal Morse (voz, teclado, guitarra), Mike Portnoy (bateria, vocais), Randy George (baixo, vocais), Eric Gillette (guitarra, vocais), Bill Hubauer (teclado, guitarra, vocais).

MÚSICAS:
CD 1
1. Alive Again Intro 2:06
2. The Call 10:21
3. Leviathan 6:00
4. The Grand Experiment 5:48
5. Harm’s Way 14:12
6. Bill’s Keyboard Solo 2:45
7. The Creation 16:49
8. There Is Nothing that God Can’t Change 7:18
CD 2
1. Waterfall 7:18
2. Eric’s Gtr Solo 3:32
3. In the Fire 10:28
4. Alive Again 34:16
5. Rejoice 3:36
6. Oh Lord, My God 3:11
7. Reunion 4:44
8. King Jesus 4:38
DVD
– Mesmo repertório dos CDs
+
– Making Of
Nota: 

Ouça:

Compre o disco: CD+DVD / Blu-Ray

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s