Matéria Especial: Mike Portnoy E Seu Mundo Progressivo


Tradução e adaptação por Diego Camargo
Originalmente publicado no site Team Rock

O Site Team Rock publicou ontem uma curta entrevista com o baterista Mike Portnoy onde ele responde perguntas exclusivamente sobre o Rock Progressivo. O Progshine traz a entrevista traduzida logo abaixo.

Onde é o seu lar?

Eu deixei Nova Iorque fazem 12 anos e eu moro no Noroeste da Pensilvânia desde então.

A memória Prog mais antiga?

Quando eu tinha 14 anos eu fui acampar com alguns amigos, eu estava completamente chapado quando eu ouvi o solo de guitarra de ‘Limelight’, do Rush, no rádio. Foi onde tudo começou.

Capa do single “Limelight”, do Rush

Último disco Prog que você comprou?

‘Hang’ da banda Foxygen. Eles são um duo Prog/Pop que é uma mistura de ELO e David Bowie. Também comprei o novo disco do Nova Collective (‘The Further Side’). É uma banda nova com o Richard Henshall do Haken e Dan Briggs do Between The Buried And Me.

Capa de ‘Hang’ do Foxygen

Último show Prog?

O Cruise To The Edge no começo do ano foi o show Prog definitivo pra mim. Haken, Pain Of Salvation and Frost* se apresentaram e foi fantástico.

Alguma vez teve um encontro romântico Prog?

Eu estou casado com a minha mulher fazem 27 anos e ela odeia Prog! Quando eu toco com bandas como Avenged Sevenfold ela adora, mas o Transatlantic? Nem pensar! Eu nunca consegui converter ela para o lado Prog.

Quem do mundo Prog você chama para uma noitada?

Damon Fox do Bigelf. A gente sai junto e fala o tempo todo sobre música e outras coisas nerds.

Mike Portnoy & Damon Fox

A música Prog mais importante?

Meu Deus, são tantas: “Heart Of The Sunrise” (Yes), “Firth Of Fifth” (Genesis), “Nights In White Satin” (The Moody Blues)… mas “Starless” do King Crimson é o épico Prog perfeito.

Músico Prog que você gostaria de trabalhar junto?

Meu camarada Mikael Åkerfeldt (Opeth). Nós falamos sobre isso o tempo todo, mas nós dois estamos ocupados o tempo todo.

Mike Portnoy e Mikael Åkerfeldt

Que disco Prog sempre te deixa de bom humor?

O segundo disco do Jellyfish, ‘Spilt Milk’. Esse disco é tão experimental, como se o ‘Pet sounds’ (Beach Boys) encontrasse com o ‘A Night At The Opera’ (Queen). O disco é abolutamente complexo.

capa de ‘Spilt Milk’, do Jellyfish

O melhor show Prog que você já viu?

O segundo lugar fica com o Yes na turnê ‘Union’ – ver os oito membros da banda juntos foi incrível. Mas o meu show favorito de todos os tempos foi o do Roger Waters com a turnê do ‘The Wall’ quando ele tocou no Madison Square Garden e também no Philadelphia Stadium. Foi uma experiência surreal: nenhum show poderia ser maior ou melhor.

Sua capa de disco Prog favorita?

The Rolling Stones e ‘Their Satanic Majesties Request’. É só olhar para a arte e perceber que essa é a capa mais Prog de todos os tempos! Os fãs dos Stones odeiam esse disco mas eu amo cada uma das faixas – “Citadel”, “In Another Land”

capa de ‘Their Satanic Majesties Request’

Um bom livro Prog?

Eu amo os livros do Neil Peart (baterista do Rush). Mas o meu favorito é ‘Ghost Rider: A Estrada Da Cura’, sobre a viagem que ele fez de motocicleta depois que sua filha e mulher morreram. O livro é incrível.

Capa de Ghost Rider: A Estrada da Cura

Você está sempre ocupado. O que você está fazendo agora?

Eu estou em turnê com a Neal Morse Band (N.T. – Essa turnê, inclusive, passa pelo Brasil em Junho. mais informações AQUI) e também estou fazendo shows com a minha nova banda a Shattered Fortress durante o verão, em Junho. Nós vamos tocar a ‘Twelve-step Suite’ e outras músicas do Dream Theater. Eu completo 50 anos esse ano, então eu estou fazendo o máximo que eu posso antes que as coisas fiquem difíceis demais…

Mike Portnoy links:
Site
Facebook
Twitter
Amazon

Leia mais sobre Mike Portnoy no Progshine

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

