Playlist: Crossover Prog


Por Diego Camargo

Muitas vezes os ouvintes, especialmente os mais novos, ficam confusos com os sub-gêneros do Rock Progressivo. Em muitos casos bandas tão díspares como Pink Floyd e Magma são colocadas lado a lado.

E, nesse momento, você pode se perguntar (como um amigo meu fez quando eu tentava explicar as diferenças): “mas não é tudo Prog?” Sim, meus amigos, é! Mas o que os leitores precisam entender é que o Rock Progressivo se tornou algo tão grande e tão abrangente com o passar das décadas que hoje temos quase 20 sub-gêneros dentro do estilo.

Pra ser honesto, eu não tenho a pretensão de dizer que eu entendo tudo de todos os sub-gêneros. Assim como você, eu tenho os meus preferidos e não dou muita bola pros outros. Então, pra tentar demonstrar o que é cada sub-gênero e como diferencia-los eu vou, a partir de hoje, criar Playlists semanais com cada um dos sub-gêneros do Rock Progressivo. Então, ao invés de ler que tipo de som determinada banda toca, você vai ouvir! (Muito melhor, não?!?)

Eu vou organizar as listas usando o Spotify. Cada Playslist terá 20 músicas, uma de cada banda, de todas as épocas, não só dos anos 70. As músicas/bandas escolhidas tentam dar um geral pra que você entenda o tipo de som que fazem.

Aperte o play logo abaixo e aproveite!

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

