Dica Progshine: Ultranova (Brasil)


A banda Ultranova começou suas atividades em 2012 em Belém/PA quando os primos Daniel Leite (guitarra) e Thiago Albuquerque (sintetizador/piano), resolveram propor uma roupagem moderna ao Rock Progressivo clássico dos anos 70 de bandas como Pink Floyd, King Crimson e Yes. A ideia foi a de se criar uma banda com sonoridade única, como uma marca registrada, sem fugir do estilo ao qual se identificavam. Então convidaram outros dois músicos apaixonados pelo estilo para começar de verdade a banda, e assim juntaram-se aos primos Henrique Penna (bateria) e Príamo Brandão (baixo).

As primeiras músicas surgiram a partir de alguns temas e melodias do tecladista, e foram se desenvolvendo a partir da fusão das influências musicais de cada integrante, e essa mistura resultou em músicas instrumentais que remetem a uma atmosfera futurista/espacial, o que foi crucial em batizar o quarteto: Ultranova.

Começaram a se destacar na cena paraense no Festival Se Rasgum 2013, após terem sido escolhidos pelo público através das seletivas com audições ao vivo para o evento. A partir de então a banda passou a se apresentar em festivais e eventos em Belém e no interior do estado do Pará, quando dividiram palcos com artistas renomados como Egberto Gismonti, Hermeto Pascoal, Trio Manari, Violeta de Outono, Ney Conceição e Sebastião Tapajós.

A banda começou as gravar seu primeiro disco nos estúdios Na Music e StudioZ em Belém, e aos poucos suas composições começaram a ser publicadas na internet. Logo as faixas foram alcançando algumas web-rádios de prog-rock pelo mundo, e com isso o som da banda chamou a atenção de Leonardo Nahoum da gravadora carioca Rock Symphony que os convidou para lançar seu primeiro disco através de seu selo. O convite da Rock Symphony abriu as portas para que a banda também fizesse o lançamento europeu de seu primeiro disco, ‘Orion’, pela Musea Records (França).

‘Orion’ foi lançado em maio de 2017 e está disponível para audição e download nas plataformas digitais iTunes, Spotify, Deezer e Amazon, e fisicamente está à venda através do site da gravadora Rock Symphony.

Assista abaixo a banda falando um pouco de sua história no programa Protótipo, da TV Cultura, e também tocando algumas de suas músicas:

Ultranova links
Site
Facebook

Youtube

Leia mais sobre o Ultranova no Progshine

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s