Notícia: Rafael Senra Lança ‘Canções De São Patrício’ Pela Progshine Records


O escritor, quadrinista e músico Rafael Senra lança seu primeiro disco, ‘Canções De São Patrício’, pela Progshine Records no dia 9.

Quem acompanha o Progshine conhece o nome Rafael Senra, colaborador de longa data do site com seus textos reflexivos sobre o Rock Progressivo. Muitos já conhecem o lado escritor e quadrinista do Mineiro nascido em Congonhas, já que ele tem publicado 3 histórias em quadrinhos e 2 livros, o mais recente, ‘Olhar De Bicicleta’ está prestes a sair do forno. Em ‘Canções De São Patrício’ Rafael vai por um caminho bem diferente.

Existe música celta no Brasil? A resposta é “sim”, e é possível citar diversos artistas nacionais influenciados pelo estilo, como Tuatha de Danann, Galwem, Terra Celta, e outras. Em seu primeiro disco solo, ‘Canções De São Patrício’, Rafael se enveredou pelo estilo, realizando onze versőes com letras em português para músicas celtas de domínio público (feitas entre os séculos XVIII e XIX).

O repertório vai de músicas mais conhecidas, como “How Can I Keep from Singing?” (interpretada por Enya, Pete Seeger e outras) e “Down By the Sally Gardens” até algumas menos conhecidas, como “The Green Fields of Gaoth Dobhair” e “Three Ravens”. Nas versőes, elas se tornaram, respectivamente: “Seus Poemas”, “O Jardim”, “Colinas de Del Rei” e “Três Corvos”.

Quando iniciou as versőes, em 2014, Rafael estava na metade de seu Doutorado em Letras (na UFJF, que foi concluído em 2016). Antes disso, no Mestrado, ele pesquisou a obra de Milton Nascimento e do Clube da Esquina, um trabalho que acabou virando o livro ‘Dois Lados da Mesma Viagem’, prefaciado pelo saudoso Fernando Brant. Assim, sua experięncia musical transita tanto pela pesquisa acadêmica quanto pela prática – ele compõe há mais de vinte anos.

Os arranjos seguiram o mesmo caminho das letras. Uns foram bastante inspirados por diversas harmonias convencionalizadas em várias versões, enquanto outros exigiram doses maiores de inventividade. Trata-se de um disco “enxuto” instrumentalmente, contando apenas com voz e violão de aço, tudo interpretado por Rafael.

Depois de três anos de elaboração do trabalho, Senra o gravou em Março de 2017, enquanto a pós-produçăo (mix e master) foi feita por Renato Lopes e Cleiton Lupe no Ômega Studio (Congonhas – MG). O lançamento, a princípio apenas digital, será feito pela Progshine Records no próximo dia 9 de Agosto.

Dois lyric videos de ‘Canções De São Patrício’ já foram publicados: “A Menina de Lá” e “Colinas de Del Rei”. Assista os dois vídeos logo abaixo.

Além dos lyric videos, foi lançado também o clipe para a música “À Lira”, dirigido por Paulinho Osório e Gleidison Faria da Simbiose Filmes. Assista abaixo:

Mais detalhes sobre o disco nos próximos dias!

Rafael Senra links:
Site
Facebook
Youtube

Leia mais sobre Rafael Senra no Progshine

Anúncios

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Um comentário em “Notícia: Rafael Senra Lança ‘Canções De São Patrício’ Pela Progshine Records”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s