Resenha: Electric Light Orchestra – On The Third Day (1973)



Por Diego Camargo

Nota: 

Disco: Electric Light Orchestra
Ano: 1973
Selo: Jet

Faixas:
01. Ocean Breakup/King Of The Universe – 4′06
02. Bluebird Is Dead – 4′22
03. Oh No Not Susan – 3′27
04. New World Rising/Ocean Breakup Reprise – 4′06
05. Showdown – 4′12
06. Daybreaker – 3′50
07. Ma-Ma-Ma Belle – 3′52
08. Dreaming Of 4000 – 5′03
09. In The Hall Of The Mountain King – 6′32

Formação:
Jeff Lynne – voz e guitarras
Mike Albuquerque – baixo e vocais
Bev Bevan – bateria e percussão
Richard Tandy – teclados/moog e piano
Mike Edwards – cello
Mike Kaminski – violino

Capa alternativa

Resenha:

01. Ocean Breakup/King Of The Universe
Que fantástico o começo, o quarteto (que na verdade são só dois músicos) já começa arrasando, o disco em vários momentos é levado pela dupla Mike Edwards e Mike Kaminski. A música tem uma profunda melodia de arrasar sentidos, essa é a introdução Ocean Breakup. Já na segunda parte em King Of The Universe, a melodia vocal entra em ação em conjunto com uma singela e bonita linha melodia. O vocal de Jeff Lynne é muito bonito. A melodia do refrão onde ele canta o nome da faixa é muito bom, e tem uma linha de baixo de Michael De Albuquerque muito bem trabalhada. A última parte parece o ensaio de uma orquestra ao fundo, então entra…

02. Bluebird Is Dead
Essa que é uma daquelas faixas típicas do ELO, balada bonita, emocional e simplesmente de arrasar os sentidos. Mais uma vez os vocais são sensacionalmente bem cantados em falsete. Refrão emocional, as cordas sempre fazendo um trabalho sensacional. Belos teclados. Uma música que sempre deveria ser tocada.

03. Oh No Not Susan
Depois de uma bela introdução bem ‘disposta’ a se fazer aparecer, mais uma das belas melodias de Jeff vem à tona, aqui são os violinos que tem destaque. A segunda parte da melodia já é bem mais psicodélica, com boas partes instrumentais.

04. New World Rising/Ocean Break Up (Reprise)
Um estranho teclado faz a melodia pra que Jeff (com um efeito na voz) comece a melodia, sabe de uma coisa? Sempre achei o vocal de Jeff bem parecido com o do George Harrison (The Beatles) em vários momentos, deve ser influência já que Jeff trabalhou com George em sua carreira solo do mesmo durante vários anos, sendo parceiros musicais em muitos discos de George.

05. Showdown
Bem antes da Disco Music (mais ou menos uns 4 anos) existia Showdown. (Tudo bem que me lembra e muito a melodia de I Heard It Through The Grapevine na versão do Creedence Clearwater Revival que é de 1970, mas tudo bem). O primeiro solo de guitarra do disco aparece somente aqui, o que é uma lástima já que é muito bom por sinal.

06. Daybreaker
Melodia profunda, solos inebriantes de violinos, uma guitarrinha perturbadora, e uma melodia de teclados que leva a canção num status de atmosférica, espacial. Out Of The Blue! Um instrumental espacial muito bom!

07. Ma-Ma-Ma Belle
Ahá! Aqui temos do mais puro Rock And Roll, riff de guitarra sujo e distorcido como deve ser, algumas inserções das cordas, e pra variar, Jeff detona os vocais, e quem faz a parte da guitarra são as cordas, sensacional. Final com o vocal arrasando, mesmo sem banda.

08. Dreaming Of 4000
Mais riff de guitarras, sensacional. Mas a canção em si é calma, com um ar bucólico no primeiro verso, e refrão bonito e ‘alegre’. Várias parte diferentes compõem essa faixa, todas elas se juntando pra montar uma única faixa as vezes melancólica, as vezes muito bonita, um pouco de cada. Violinos animais no fim.

09. In The Hall Of The Mountain King
In The Hall Of The Mountain King. Todo mundo conhece essa daqui! Melodia conhecidíssima, mas que o pessoal do ELO conseguiu modificar, mantendo toda a influência clássica da banda, mas colocando uma pitada de Rock ‘n’ Roll em tudo, e também muita viagem. Belas passagens de bateria de Bev Bevan. O acelerar no fim da faixa é um final excelente pro disco!

Esse disco pra mim é clássico! (Mais um de 1973!) E na verdade pra mim Electric Light Orchestra é clássico, já que sou muito fã da banda!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s