Neo Prog


O que é?

O Neo Prog é um subgênero do Rock Progressivo, que originalmente era usado para descrever artistas fortemente influenciado por bandas clássicas do Progressivo Sinfônico que floresceu durante a década de 70. No início do movimento neo-prog a principal influência foi a segunda metade dos anos 70 com bandas como Genesis. Debates sobre quando o Neo Prog realmente nasceu já ocorreram diversas vezes, com alguns afirmando que começou com o disco Script From A Jester’s Tear (1983) do Marillion. Outros sustentam que começou com o grupo Twelfth Night no início dos anos 80 e alguns chegam a sugerir que o próprio Genesis deu origem ao Neo-Prog com seu álbum A Trick Of The Tail (1976).

Se formos analisar o movimento Progressivo pouco antes de 1980, então alguns álbuns que influenciaram fortemente o Neo-Prog facilmente vêm à mente: Steve Hackett – Spectral Mornings (1979)GenesisA Trick Of The Tail (1976), Wind & Wuthering (1977) e … And Then There Were Three (1978), Saga – Saga (1979), todos os álbuns do Camel entre Breathless (1978) e The Single Factor (1982) e alguns álbuns do Eloy, especialmente Silent Cries And Mighty Echoes (1979).

Esta nova forma de Rock Progressivo originou-se no Reino Unido, e está mais fortemente associada com bandas como Marillion, Pendragon e IQ, e enquanto a face teatral era uma parte importante das performances ao vivo de muitos artistas a explorar este sub-gênero do Rock Progressivo é o elemento musical que é a peça chave para o gênero, tipificada pelo uso de solos de guitarra atmosféricos e sintetizadores com inclinações sinfônicas, com tendência para flutuantes camadas de sintetizadores e solos ‘sonhadores’. Uma característica adicional é o uso de sintetizadores modernos ao invés de sintetizadores analógicos e teclados vintage. As principais razões para que os artistas Neo-Prog’s sejam separados dos que exploram o estilo Sinfônico pois acima de tudo dão uma ênfase maior na canção em forma de melodia do que alguns dos grupos do estilo Sinfônico.

O Neo Prog basicamente tende a ser mencionado a bandas/artistas nascidos de 1980 pra frente e com timbragens que sempre são associadas aos anos 80.

Fonte

Bandas do estilo aqui no Progshine:

Abraxas

Apocalypse

Atik Maze

Clepsydra

Pendragon

Quidam