Notícia: Morre Aos 79 Anos Holger Czukay, do Can


Morreu nessa terça-feira o icônico músico Alemão Holger Czukay, co-fundador do lendário grupo Can.

De acordo com o jornal alemão Kölner Stadt-Anzeiger o músico foi encontrado morto no estúdio original do Can, o Inner Space Studio, onde a banda gravou diversos de seus discos. O estúdio era inicialmente uma sala de cinema e fica perto da cidade de Colônia, Czukay converteu o estúdio em sua residência há alguns anos atrás. As causas da morte não foram divulgadas. É a segunda perda do grupo Alemão este ano já que em Janeiro morreu também o baterista Jaki Liebezeit.
Além disso a esposa de Czukay, Ursula Kloss (também conhecida como U-She), morreu em Julho.

A nota oficial da banda no Facebook sobre a morte do músico:

“É com pesar que confirmamos o falecimento de Holger ontem, em sua cada, em Weilerswist. A mulher de Holger, U-She, faleceu há apenas algumas semanas atrás. Holger estava desvastado pela perda de sua amada parceira, mas estava pensando no futuro e querendo gravar novas músicas. Sua morte foi um choque completo.”

Foto recente – Créditos Brian Rasic)

Holger co-fundou o Can em 1968 e além de tocar baixo na banda seguiu por uma carreira solo longa a partir de 1979. No Can era a figura central, além de baixista era um multi-instrumentista e foi dele a responsabilidade pela gravação e edição final dos discos do grupo, desde o primeiro disco, ‘Monster Movie’ (1969) até seu último disco com o grupo ‘Out Of Reach’ (1977). Em 1979 lançou seu primeiro disco solo ‘Movie!’ (1979).

Seu último disco de estúdio foi ’21st Century’ lançado em 2007 em parceria com sua esposa U-She. No entanto em 2015 foram editados dois discos com gravações de arquivo do artista: ‘Eleven Years Innerspace’ e ‘Hit/Flop’.

O último trabalho a ser lançado com o Can foi a coletânea ‘The Single’, lançada Junho passado.

Para celebrar a música de Holger ouça abaixo a coletânea.

 

Can links:
Site
Facebook
Amazon

Leia mais sobre o Can no Progshine

Autor: Diego Camargo

Editor chefe do Progshine

Deixe um comentário